OS RISCOS DO AGROTÓXICO GLIFOSATO: CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA OU NEGAÇÃO DO DANO À SAÚDE HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i32.p267-295.2021

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Dano Futuro, Glifosato, Modernização Reflexiva, Risco à saúde

Resumo

Objetivo: O artigo objetiva examinar a controvérsia científica em relação ao agrotóxico glifosato, o qual, durante muitos anos, foi considerado seguro para a saúde humana e sustentável ambientalmente, mas que, na atualidade, está sendo questionado pelo sistema da ciência e pelo sistema do direito em relação aos riscos e ao dano futuro.

Metodologia: A metodologia utilizada é a sistêmico-construtivista, a partir das contribuições de Niklas Luhmann, que possibilita examinar como cada sistema percebe o agrotóxico glifosato. No que tange às técnicas de procedimento, utiliza-se a revisão sistemática da literatura, pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial.

Resultados: Conclui-se que o sistema da ciência, ao comprovar correlação entre o glifosato e os danos à saúde humana, levou a sociedade a movimentos que vão desde a proibição do agrotóxico em alguns países até indenizações bilionárias às vítimas impetradas pelo sistema jurídico. Entretanto, o caminho é longo para que o agrotóxico mais consumido no mundo seja efetivamente banido.

Contribuições: Ao examinar dados do sistema da ciência (pesquisas científicas), do sistema político (agências nacionais e internacionais de regulação) e do sistema do direito (ações e decisões na esfera judicial), o estudo oferece uma reflexão sobre o processo de autoconfrontação da sociedade com os riscos que ela própria criou ao lançar produtos, como o glifosato, sem pesquisas suficientes para indicar sua utilização segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Jeldoci Pol, Universidade Feevale

Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Universidade Feevale

Doutorando em Qualidade Ambiental

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale

Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Curso de Graduação em Direito

Universidade Feevale

Pós-Doutora e Doutora em Direito pela UNISINOS

 

João Alcione Sganderla Figueiredo, Universidade Feevale

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

POL, Jeferson Jeldoci; HUPFFER, Haide Maria; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. OS RISCOS DO AGROTÓXICO GLIFOSATO: CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA OU NEGAÇÃO DO DANO À SAÚDE HUMANA. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 19, n. 32, p. 267–295, 2021. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v19i32.p267-295.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3596. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais