Estratégias e Mediatos Utilizados pelo Tráfico de Drogas para Integração dos Presídios às Redes Territoriais Externas: uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i23.p110-139.2018

Palavras-chave:

Tráfico de Drogas, Cárcere, Estratégias e Mediatos, Revisão de Literatura

Resumo

Este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão literária em torno da relação entre droga e cárcere com intuito de identificar as estratégias e os mediatos utilizados pelo tráfico de drogas para a integração dos presídios às redes territoriais externas. Sob um método hermenêutico e dialético, foi proposta a análise de obras selecionadas conforme critérios metodológicos específicos, seguida de uma análise de conteúdo para construção de categorias científico-analíticas. Ao fim, foram identificadas seis espécies de estratégias que, se aplicadas de forma simultânea e intercruzada, garantem o exercício de poderes no mundo externo por agentes territoriais dentro do dos presídios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Magno Reis Netto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

MESTRANDO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. POS-GRADUADO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL (UGF/DF), DOCÊNCIA SUPERIOR (UGF/DF) E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO (ESMAC/PA). GRADUADO EM DIREITO (UFPA). PROFESSOR. OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR DO TJ/PA.

Clay Anderson Nunes Chagas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia e no Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará – UFPA.

 

Downloads

Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais