ANTI-CONFLICTUALIST AND LIBERAL MINIMALISM OF RIGHTS: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF INTEREST THEORY AND THE DYNAMIC APPROACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i30.p149-174.2021

Palavras-chave:

Minimalismo anti-conflitivista, Minimalismo liberal, Interest theory, Abordagem dinâmica

Resumo

O artigo descreve duas abordagens minimalistas diferentes em matéria de reconhecimento e proteção de direitos: as variantes anti-conflitivista e liberal. Nele, se reconstroem seus fundamentos histórico-culturais e se destacam os principais elementos de sua insustentabilidade teórica.

Metodologia: Para esse efeito, utilizam-se algumas ferramentas teóricas derivadas da combinação da interest theory contemporânea com uma abordagem dinâmica.

Objetivo: Um dos objetivos mais relevantes da pesquisa consiste em demonstrar a insustentabilidade teórica daquelas reconstruções que atribuem à sucessão histórica das diferentes categorias de direitos uma clara distinção estrutural entre direitos negativos, entendidos como “autoexecutivos”, e direitos positivos a prestações públicas.

Resultado: A conjunção dessas duas abordagens (teoria dinâmica e interest theory) fornece uma base conceitual adecuada para o reconhecimento dos direitos sociais em um nível de paridade em relação com os direitos tradicionais de liberdade; por outro lado, esta posição conduz diretamente à rejeição do minimalismo: as liberdades civis clássicas, da mesma forma que as condições materiais necessárias para uma existência digna, constituem bens ou interesses protegidos dos sujeitos que exigem prestações para serem garantidos.

Contribuições: A análise realiza uma investigação filosófica sobre os fundamentos teóricos dos direitos sociais em relação aos direitos liberais clássicos da primeira geração. Nesse sentido, produz-se um desenvolvimento doutrinal das suas bases conceituais com o objetivo de acabar definitivamente com a concepção canônica que defende a superioridade axiológica dos direitos da tradição liberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Beniamino Zezza, Universidade de São Paulo (USP)

- visiting postdoctoral researcher in the Global Studies Institute – Université de Genève;

- Posdoctoral researcher in Constitutional Law (Departamento de Teoria do Estado) – Universidade de São Paulo (USP)

Publicado

2021-01-26

Como Citar

ZEZZA, Michele Beniamino. ANTI-CONFLICTUALIST AND LIBERAL MINIMALISM OF RIGHTS: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF INTEREST THEORY AND THE DYNAMIC APPROACH. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 19, n. 30, p. 149–174, 2021. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v19i30.p149-174.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3541. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais