O legado político de Platão sob o olhar liberal de Karl Popper: discussões em torno do advento de regimes democrático-autocráticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v17i24.p13-30.2019

Palavras-chave:

Platão, Totalitarismo, Popper, Liberalismo, Regimes Híbridos

Resumo

Na literatura em filosofi a, teoria política e outros campos afins do conhecimento em ciências humanas e sociais, permanece inconclusiva a discussão sobre a natureza do legado político deixado por Platão. Para alguns autores, como Karl Popper, o pensamento platônico exibe indiscutíveis elementos autoritários, a ponto de influenciar decisivamente uma tradição coletivista que se contrapõe ao individualismo democrático, pedra de toque das democracias representativas de tipo liberal. Após o fim da Guerra Fria, assistiu-se ao advento dos chamados regimes híbridos ou iliberais, trazendo de volta ao debate acadêmico aspectos normativos das críticas liberais endereçadas à tradição influenciada pelo pensamento político de Platão. O trabalho, por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tem por objetivo discutir e revisitar a literatura para atualizar o debate sobre o legado do coletivismo platônico, tendo como referencial teórico o pensamento liberal de Karl Popper e a emergência dos regimes híbridos (democrático-autoritários). A conclusão principal é a de que a tensão entre o coletivismo de recorte platônico e o individualismo democrático, típico do liberalismo, permanece atual como se pode observar pelos choques entre regimes híbridos e democracias liberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loiane Prado Verbicaro, Centro Universitário do Pará

Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro - Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca (2014), título reconhecido no Brasil pela Resolução nº 4814/2016 - UFPA, Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (2006), com período de estudo na Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (2011), Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - suma cum laude (2004), Coordenadora do Curso de Graduação em Direito e Vice-coordenadora do Mestrado do Centro Universitário do Pará, Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu em Direito do Centro Universitário do Pará, Professora da Escola Superior da Magistratura. Atualmente cursa Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Pará. É líder do grupo de pesquisa (CNPQ): Democracia, Poder Judiciário e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Teoria do Direito e Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Discricionariedade Judicial, Judicialização da Política, Direitos Humanos e Democracia. 

André Silva Oliveira

Graduado em Direito (UFPA), Especialista em Direito Público (FAP), Mestre em Ciência Política (UFPA) e Doutor em Ciência Política (UFPE) 

Downloads

Publicado

2019-01-02

Edição

Seção

Artigos Originais