FORMAÇÃO JURÍDICA E NOVAS TECNOLOGIAS: RELATO DE UMA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL EM DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i28.p145-162.2020

Palavras-chave:

Ensino Experiencial, Metodologia de ensino jurídico, Novas competências, Direito e Tecnologia

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a contribuição do ensino experiencial no campo do ensino jurídico enquanto instrumento adequado à formação das competências identificadas como importantes aos novos profissionais de Direito. Variadas transformações tecnológicas estão sendo vivenciadas nas profissões jurídicas, com a crescente inserção da automação e da inteligência artificial no mercado de Direito. Nesse cenário, buscou-se identificar as competências necessárias a esses novos profissionais para, a partir da utilização da teoria da experiência de ensino, ser proposto um novo método de formação jurídica com base na aprendizagem experiencial do Direito. Foi utilizada, portanto, como metodologia, especialmente, a análise de doutrina, de acordo com referenciais teóricos da Educação (Kolb e Moon), em consonância com conclusões de pesquisas jurídicas sobre o perfil dos novos profissionais de Direito (CEPI); então, idealizou-se uma nova disciplina para o curso de graduação da FGV Direito SP, cujos resultados foram avaliados e se encontram presentes neste artigo. Concluiu-se, por meio da análise dos diários de bordo produzidos pelos alunos ao longo do semestre e de observação, que o método utilizado foi importante para o desenvolvimento das competências identificadas como relevantes à formação dos novos profissionais de Direito, quais sejam: desenvolver a capacidade de apresentar soluções criativas e rápidas de problemas; trabalhar colaborativamente em grupos diversos; e idealizar, executar e conduzir novos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Feferbaum, Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas

Marina Feferbaum. Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Coordena o Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação - CEPI FGV Direito SP. Suas linhas de pesquisa abrangem direitos humanos e tecnologia, ensino jurídico brasileiro e métodos de ensino em Direito.

Stephane H. B. Lima, Universidade de São Paulo

Stephane Hilda Barbosa Lima. Doutoranda em Teoria do Estado pela Universidade de São Paulo. Mestre (2018) em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada (2014) em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação - CEPI FGV Direito SP.  Desenvolve pesquisas e atividades de ensino nas áreas de Ensino Jurídico, Metodologias participativas; Direitos Humanos Digitais; Educação Digital e Regulação.

Publicado

2020-05-13

Edição

Seção

Artigos Originais