Pensando na articulação entre a Internet como instrumento de pesquisa jurídica e o rigor acadêmico

Autores

  • Nitish Monebhurrun

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v14i19.p147-170.2016

Palavras-chave:

Pesquisa, Formação do jurista, Internet, Rigor acadêmico

Resumo

Esse artigo propõe uma reflexão sobre o mau uso da Internet como instrumento de pesquisa, o que compromete o rigor acadêmico. Explica-se que o problema não é a Internet como um malefício por natureza, mas as lacunas na formação do(a) jurista que se depara como um mundo de pesquisa sem preparação. Se a Internet facilita consideravelmente o trabalho do(da) pesquisador(a), os problemas de formação e uma ética evanescente na corrida pelo diploma, tornam esse instrumento mais pernicioso. Sustenta-se que a situação emana também da postura dos professores de Direito, que transmitem aos alunos um medo de pensar, ao impor-lhes apenas trabalhos de compilação que não testam a sua capacidade como pensadores do Direito em formação. Ceder à tentação do mau uso da internet, como nos casos de plágio, é uma problemática de cunho ético, mas decorre também da postura dos professores segundo o seu entendimento da docência. Argumenta-se que a ética do aluno durante a sua pesquisa, seja pela Internet ou por qualquer outro meio, é oriunda da ética de responsabilidade do próprio professor.

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Biografia do Autor

Nitish Monebhurrun

PhD - International Law (School of Law of Sorbonne, Paris) Law Professor (University Center of Brasília, Brazil) Visiting Professor (Universidad de la Sabana, Bogotá)

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

MONEBHURRUN, Nitish. Pensando na articulação entre a Internet como instrumento de pesquisa jurídica e o rigor acadêmico. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 14, n. 19, p. 147–170, 2016. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v14i19.p147-170.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1141. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL