Análise de variância como suporte para a Filosofia Lean na fabricação de gesso

Autores

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0001-9802-506X
  • Eduína Carla da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Isabela Tito Pereira Rocha Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Maurilio Arruda de Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0003-0175-6072

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p104-119.2025

Palavras-chave:

ANOVA, Heijunka, Lean, gesso, Araripe

Resumo

Considerando as diversas abordagens que são propostas e dispostas para aplicação nas indústrias dos mais variados setores, pode-se citar a estatística como uma das mais consolidadas. Trata-se de uma área que pode contribuir com uma gama de testes e tratamento de dados. Por outro lado, a Filosofia Lean possui um leque de ferramentas que viabilizam a redução de desperdícios. Nesse sentido, o presente artigo objetivou utilizar informações estatísticas para projetar o nível de produção de sacos de gesso, em uma calcinadora pernambucana. Nesse contexto, a avaliação estatística somada à abordagem proposta pelo Lean Manufacturing justifica-se diante da necessidade de proposição de melhorias no processo produtivo do gesso. Trata-se de um enfoque metodológico híbrido, que une duas vertentes a favor do caso analisado. A maior parte das empresas da região carece de estudos e métodos que proporcionem ganhos efetivos em qualidade e produtividade dos processos internos. Quanto aos objetivos, esta pesquisa pode ser enquadrada como exploratória e, em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa classifica-se como sendo um estudo de campo, pois busca aprofundar o debate acerca da realidade específica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Gesso, em Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: inicialmente,as análises estatísticas foram executadas e, posteriormente, os dados da produção obtidos foram submetidos ao processo de nivelamento, com o método Heijunka. Definiu-se o nível de produção local em 10.000 sacos para cada linha de produção. Com isso, haverá uma quantidade de 500 sacos produzidos acima da demanda, que serão tratados como estoque de segurança. Pode-se evidenciar a associação possível de informações estatísticas como entrada para ferramentas da manufatura enxuta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre em Engenharia de Produção (UFPE). Graduado em Engenharia de Produção (UNIVASF). Atua como Professor, Pesquisador e Professor Conteudista na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Juazeiro - BA – BR.

 

Eduína Carla da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande - PB - BR. 

Isabela Tito Pereira Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professora Substituta no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Salgueiro - PE - BR.

Maurilio Arruda de Araújo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Professor Assistente (Efetivo) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Maraba - PA - BR.

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

SANTOS, Pedro Vieira Souza; SILVA, Eduína Carla da; ROCHA, Isabela Tito Pereira; ARAÚJO, Maurilio Arruda de. Análise de variância como suporte para a Filosofia Lean na fabricação de gesso. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 104–119, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p104-119.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5409. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos