BRAND SENSUALITY & BRAND AFFECT: OS SEUS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES

Autores/as

  • Carlos Daniel Vaz Nunes Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra
  • Arnaldo Coelho
  • Cristela Maia Bairrada

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i3.p83-101.2019

Palabras clave:

Sensualidade da Marca, Afeto à Marca, Antecedentes, Consequentes, Gênero

Resumen

Os afetos são relevantes para que os consumidores possam desenvolver relações próximas e especiais com as marcas. Nesse âmbito, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender quais os antecedentes e consequentes da “Brand Sensuality” e do “Brand Affect” e testar o efeito moderador do género. Por meio da realização de um inquérito, obtiveram-se 234 respostas válidas (do sexo feminino e do sexo masculino). De forma a testar as 19 hipóteses de investigação propostas ao longo do modelo conceptual, recorreu-se ao modelo das equações estruturais. Este trabalho de investigação revelou o impacto positivo da “Brand Sensuality” sobre o “Brand Affect”, trazendo, assim, contributos essenciais para o universo das marcas. Os resultados devem ainda ser um estímulo para a investigação na área do marketing e do Branding, uma vez que, por meio do desenvolvimento dessa investigação, clarifica-se, em nível prático, o conceito de “Brand Sensuality”, muitas vezes, confundido e referenciado como “Brand Sense”. Por outro lado, desvendam-se alguns dos seus antecedentes e consequentes e consolidam-se os conceitos de “Brand Affect” e “Brand Sensuality”.

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Biografía del autor/a

Arnaldo Coelho

PHD em Gestão. Professor e coordenador dos cursos de doutoramento e MBA da Universidade de Coimbra – Portugal

Cristela Maia Bairrada

PHD em Gestão. Professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

NUNES, Carlos Daniel Vaz; COELHO, Arnaldo; BAIRRADA, Cristela Maia. BRAND SENSUALITY & BRAND AFFECT: OS SEUS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 83–101, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i3.p83-101.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3016. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos