BRAND EQUITY: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE AS MARCAS DA DISTRIBUIÇÃO

Autores

  • Daniela Alexandra da Costa Sousa Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • Arnaldo Coelho Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • Cristela Maia Bairrada Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i1.p32-49.2016

Palavras-chave:

Brand Equity, Marcas do Distribuidor, Comportamento do Consumidor

Resumo

O tema do brand equity não só é relevante para as organizações como também oferece um conjunto vasto de vantagens para o próprio consumidor. O objetivo central desta pesquisa passa por estudar as variáveis que mais contribuem para a sua formação e, ao mesmo tempo, estudar o impacto do brand equity na intenção de compra e no word-of-mouth (WOM). Para os devidos efeitos, foi realizada uma pesquisa de índole quantitativa por meio de um questionário estruturado, baseado em uma amostra de 237 inquiridos com idade superior a 18 anos. Feita a análise estatística, as variáveis price deals, identificação com a marca, confiança na marca foram as que apresentaram um impacto positivo total nas variáveis respeitantes à construção do brand equity: qualidade percebida, lealdade e brand awareness. Já estas dimensões do brand equity parecem ter um impacto positivo no word-of-mouth e a dimensão brand awareness tem um impacto positivo na intenção de compra. Por fim, a intenção de compra tem um impacto positivo no WOM.

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Publicado

2016-09-09

Como Citar

SOUSA, Daniela Alexandra da Costa; COELHO, Arnaldo; BAIRRADA, Cristela Maia. BRAND EQUITY: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE AS MARCAS DA DISTRIBUIÇÃO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 32–49, 2016. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i1.p32-49.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/732. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos