OS CONSELHOS DE DIREITOS MUNICIPAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A PERMANÊNCIA DAS VELHAS ESTRUTURAS DE PODER: UM DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p13-37.2018

Palavras-chave:

Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselhos de Direitos Municipais, Políticas Públicas Sociais, Participação Popular

Resumo

Os Conselhos de Direitos Municipais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente inserem-se no quadro de reordenamento institucional e mudanças de gestão de políticas públicas sociais, vivenciado no Brasil após a Constituição Federal de 1988, cujos principais eixos norteadores foram os princípios da descentralização político-administrativa e a participação popular, culminando com a ênfase na municipalização do atendimento à população infanto-juvenil. Nesse intento, compete ao município protagonizar grande parte de políticas e ações voltadas ao segmento, convocando administradores públicos e sociedade civil organizada numa ação conjunta, na perspectiva de uma democracia participativa. O presente artigo intenta identificar como e por que a atuação desses Conselhos, na prática, não é compatível com a consolidação deste modelo democrático, distanciando-se dos padrões jurídico-políticos aspirados teoricamente desde o momento da Assembleia Constituinte, restando intactos os velhos arranjos estatais institucionais e procedimentais, mediante a permanência de um patrimonialismo arraigado na cultura política brasileira e da concentração de poder nas mãos do chefe do Executivo.

Biografia do Autor

Bianca Schneider Van der Broocke, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Advogada. Doutoranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos, vinculado ao PPGD da PUCPR e do Núcleo de Pesquisa Constitucionalismo e Democracia, vinculado ao PPGD da UFPR.

Danielle Anne Pamplona, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Research Visiting Scholar na American University, Washington, DC (2015-2016); Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos do PPGD da PUCPR; Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

VAN DER BROOCKE, Bianca Schneider; PAMPLONA, Danielle Anne. OS CONSELHOS DE DIREITOS MUNICIPAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A PERMANÊNCIA DAS VELHAS ESTRUTURAS DE PODER: UM DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 16, n. 22, p. 13–37, 2018. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v16i22.p13-37.2018. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1513. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)