OS CONSELHOS DE DIREITOS MUNICIPAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E A PERMANÊNCIA DAS VELHAS ESTRUTURAS DE PODER: UM DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p13-37.2018

Palavras-chave:

Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselhos de Direitos Municipais, Políticas Públicas Sociais, Participação Popular

Resumo

Os Conselhos de Direitos Municipais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente inserem-se no quadro de reordenamento institucional e mudanças de gestão de políticas públicas sociais, vivenciado no Brasil após a Constituição Federal de 1988, cujos principais eixos norteadores foram os princípios da descentralização político-administrativa e a participação popular, culminando com a ênfase na municipalização do atendimento à população infanto-juvenil. Nesse intento, compete ao município protagonizar grande parte de políticas e ações voltadas ao segmento, convocando administradores públicos e sociedade civil organizada numa ação conjunta, na perspectiva de uma democracia participativa. O presente artigo intenta identificar como e por que a atuação desses Conselhos, na prática, não é compatível com a consolidação deste modelo democrático, distanciando-se dos padrões jurídico-políticos aspirados teoricamente desde o momento da Assembleia Constituinte, restando intactos os velhos arranjos estatais institucionais e procedimentais, mediante a permanência de um patrimonialismo arraigado na cultura política brasileira e da concentração de poder nas mãos do chefe do Executivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Schneider Van der Broocke, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Advogada. Doutoranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos, vinculado ao PPGD da PUCPR e do Núcleo de Pesquisa Constitucionalismo e Democracia, vinculado ao PPGD da UFPR.

Danielle Anne Pamplona, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Research Visiting Scholar na American University, Washington, DC (2015-2016); Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos do PPGD da PUCPR; Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL