Não sinta falta de Foucault

estratégias para avaliação de artigos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v22i40.p122-136.2024

Palavras-chave:

revisão acadêmica, parecerista, estratégias para avaliação

Resumo

Objetivo: A comunidade científica espera publicações de qualidade em revistas acadêmicas. Nesse contexto, a tarefa dos pareceristas, em especial nos sistemas de revisão por pares às cegas (blind review), mostra-se fundamental. Mas como elaborar um bom parecer? Este trabalho busca responder a essa questão, apresentando diferentes parâmetros e estratégias que podem ser observados por pareceristas em suas atividades.

Metodologia: Análise de bibliografia dedicada ao tema, em especial de língua inglesa, em estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência.

Resultados: A pesquisa culminou em uma série de parâmetros que podem ser observados por pareceristas no exercício de suas funções, desde aceitar ou não avaliar um artigo acadêmico, até a redação e envio do parecer para o editor.

Contribuições: Ao apresentar dicas e estratégias para avaliação adequada de artigos acadêmicos, este trabalho facilita as atividades de pareceristas e editores e supre uma importante lacuna na formação de muitos pesquisadores.

Biografia do Autor

Pablo Antonio Lago, Faculdade de Direito da UFMG

Doutor e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) - Largo de São Francisco. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) - campus Curitiba. Professor substituto na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Professor convidado na pós-graduação lato sensu em Direito das Famílias e Sucessões da PUCPR. Faculdade de Direito da UFMG – Belo Horizonte, MG, BR.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

LAGO, Pablo Antonio. Não sinta falta de Foucault: estratégias para avaliação de artigos acadêmicos. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 22, n. 40, p. 122–136, 2024. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v22i40.p122-136.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/5077. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais