Não sinta falta de Foucault
estratégias para avaliação de artigos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v22i40.p122-136.2024Palavras-chave:
revisão acadêmica, parecerista, estratégias para avaliaçãoResumo
Objetivo: A comunidade científica espera publicações de qualidade em revistas acadêmicas. Nesse contexto, a tarefa dos pareceristas, em especial nos sistemas de revisão por pares às cegas (blind review), mostra-se fundamental. Mas como elaborar um bom parecer? Este trabalho busca responder a essa questão, apresentando diferentes parâmetros e estratégias que podem ser observados por pareceristas em suas atividades.
Metodologia: Análise de bibliografia dedicada ao tema, em especial de língua inglesa, em estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência.
Resultados: A pesquisa culminou em uma série de parâmetros que podem ser observados por pareceristas no exercício de suas funções, desde aceitar ou não avaliar um artigo acadêmico, até a redação e envio do parecer para o editor.
Contribuições: Ao apresentar dicas e estratégias para avaliação adequada de artigos acadêmicos, este trabalho facilita as atividades de pareceristas e editores e supre uma importante lacuna na formação de muitos pesquisadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Opinião Jurídica (Fortaleza)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.