POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DESIGUALDADES INJUSTAS
UM EIXO DE ABORDAGEM A PARTIR DA OBRA “GLÓRIA INCERTA”
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v21i38.p168-182.2023Palavras-chave:
desigualdades injustas, democracia, participação, planejamento, políticas públicasResumo
Objetivos: Apresentar um roteiro de temas e comentários para a leitura dessa obra, destacando a compreensão de políticas públicas de Sen, a alguns temas estratégicos para a sua compreensão simplificada e mais abrangente e, por vezes, bem delimitada, priorizando temas que contribuam para a prevenção e superação das desigualdades injustas e, dada sua interdependência, aprimorem a democracia e os processos de participação e decisão. Avaliar as políticas públicas em contextos complexos, desiguais e necessitados de soluções que humanizem as relações humanas, sociais e ambientais democraticamente construídas.
Metodologia: A metodologia usada no trabalho foi feita pelo método dedutivo com base em revisão bibliográfica.
Resultados: A legitimidade das políticas públicas está relacionada a diversas referências que atestam desde a sua necessidade, as condições de implementação até o seu resultado final. “Glória incerta: a Índia e suas contradições” é uma importante análise de referência para esta abordagem, que visa à apresentação da obra com seus temas estratégicos (simbólicos) que contribuem para a solução das desigualdades injustas.
Contribuições: A compreensão atualizada de políticas públicas orienta para a superação de graves problemas sociais em vista da equidade social. A missão do Estado e o papel dos demais atores sociais é de cooperação, em que a transparência e o debate público são essenciais para uma efetiva participação de todos nas decisões.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Opinião Jurídica (Fortaleza)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.