EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: ESTUDO MULTICASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS INCUBADAS

Autores

  • Themisa Araújo Barroso Pimentel Devry Brasil
  • Leonel Gois Lima Oliveira Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV); Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i1.p25-42.2015

Palavras-chave:

Empreendedorismo Sustentável, Empresas Incubadas, Estudo Multicaso

Resumo

O estudo multicaso procurou analisar a incorporação das dimensões da sustentabilidade empresarial em empresas incubadas, verificando a compreensão dos empreendedores quanto à sustentabilidade empresarial e identificando, entre as dimensões social e ambiental da sustentabilidade, qual predomina como preocupação emergente. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva. A partir da pesquisa bibliográfica realizada, um roteiro de entrevista foi desenvolvido, estruturado sobre quatro construtos. Foram entrevistados três dos quatro empreendedores atendidos pelo PARTEC, incubadora de empresas do NUTEC, visando a ampliar os achados da revisão bibliográfica. Verificou-se que a definição de sustentabilidade empresarial mais aceita se refere apenas às dimensões econômica e ambiental, ficando a social em segundo plano. Entretanto, perceberam-se dificuldades na compreensão do tema entre os consultados. Os empreendedores priorizam a dimensão ambiental sobre a social em suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Themisa Araújo Barroso Pimentel, Devry Brasil

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Leonel Gois Lima Oliveira, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV); Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV); Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC).

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

PIMENTEL, Themisa Araújo Barroso; OLIVEIRA, Leonel Gois Lima. EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: ESTUDO MULTICASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS INCUBADAS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 25–42, 2016. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i1.p25-42.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/260. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos