CONSUMO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: A REPRESENTAÇÃO DO EU COMO PROCESSO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v21i37.p212-235.2023Palavras-chave:
consumo, socioambientalismo, Erving Goffman, representação, relações sociais.Resumo
Objetivo: A dimensão analítica, levando em consideração a obra de autor como base especificada, possui como objetivo explorar as performances em face do consumo perdulário, a representação que consolida fachadas e as questões socioambientais.
Metodologia: Como metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, por meio de revisão da literatura especializada e de legislação, tendo como método o analítico.
Resultados: Ao término, conclui-se que a expansão do consumo requisita a criação de um conjunto de máscaras manejadas pelos atores na sociedade contemporânea para representar e aparentar, concomitantemente emergem os dilemas socioambientais, porém relegados a um segundo plano e deixados de lado. Sob a dimensão do consumidor, a maioria dos problemas socioambientais são engendrados pela adesão ao fenômeno da circulação de mercadorias.
Contribuições: O presente trabalho aborda o nexo entre as representações do eu na vida cotidiana (Goffman) e a conformação da sua possível conexão com o consumo, com envolvimento de questões socioambientais prementes.
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