CONSUMO E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: A REPRESENTAÇÃO DO EU COMO PROCESSO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v21i37.p212-235.2023Palavras-chave:
consumo, socioambientalismo, Erving Goffman, representação, relações sociais.Resumo
Objetivo: A dimensão analítica, levando em consideração a obra de autor como base especificada, possui como objetivo explorar as performances em face do consumo perdulário, a representação que consolida fachadas e as questões socioambientais.
Metodologia: Como metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, por meio de revisão da literatura especializada e de legislação, tendo como método o analítico.
Resultados: Ao término, conclui-se que a expansão do consumo requisita a criação de um conjunto de máscaras manejadas pelos atores na sociedade contemporânea para representar e aparentar, concomitantemente emergem os dilemas socioambientais, porém relegados a um segundo plano e deixados de lado. Sob a dimensão do consumidor, a maioria dos problemas socioambientais são engendrados pela adesão ao fenômeno da circulação de mercadorias.
Contribuições: O presente trabalho aborda o nexo entre as representações do eu na vida cotidiana (Goffman) e a conformação da sua possível conexão com o consumo, com envolvimento de questões socioambientais prementes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.