Editorial: Gestão – o olhar perante o bem-estar das pessoas
DOI:
https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p5-6.2023Resumo
Tendo em vista os avanços tecnológicos e as constantes transformações nas quais as organizações estão inseridas, torna-se necessário que as corporações invistam na área de Gestão de Pessoas para se manterem competitivas e sobreviverem ao mercado.
Assim, o interesse pela temática “bem-estar no trabalho” tem crescido atualmente, porque as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas no ambiente de trabalho (HIRSCHLE; GONDIM, 2020). O assunto traz reflexos em vários aspectos pessoais do colaborador bem como no desempenho, na produtividade e nos resultados da organização, o que é relevante como estudos nessa área (SIQUEIRA; ORENGO; PEIRÓ, 2014).
“Bem-estar no trabalho” é uma condição de saúde mental que vai além de não estar doente, envolve se sentir inteiro, fortalecido, autorrealizado, feliz e satisfeito com a vida (HOWELL et al., 2016). Assim, torna-se necessário que as organizações desenvolvam ações a fim de promover, motivar e engajar o colaborador, garantindo a saúde e a segurança, mantendo o interesse pelo trabalho de forma a contribuir para o aumento da produtividade e o crescimento da organização (NOGUEIRA; OLIVEIRA, 2022).
A busca pelos modelos de Gestão de Pessoas deixa evidente para as organizações a importância de acompanhar o processo evolutivo na obtenção do sucesso, tal como o aumento na produtividade, a eficiência e a eficácia no trabalho (KANUNGO et al., 2023).
Gestão de Pessoas tem o intuito de promover um modelo nos meios organizacionais em que as pessoas não são apenas um meio para gerar lucros, como no passado (FISCHER, 2002), isto é, as pessoas devem ser consideradas como a principal fonte de valor e não como um recurso a ser explorado no processo produtivo que pode, facilmente, ser substituído (LACOMBE; TONELLI, 2021).
Portanto, independentemente de suas raízes, as pessoas possuem necessidades cuja satisfação, ou não, é determinante para a sua realização, o que interfere diretamente em seu desempenho profissional; por conseguinte, a Gestão de Pessoas deixou de se concentrar, exclusivamente, na tarefa para atuar no comportamento e nas competências e agir também no “bem-estar no trabalho” de seus colaboradores (KANUNGO et al., 2023).
Convido-os para uma agradável leitura e pesquisa a partir desta edição!
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento particular, de um lado, o CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS, doravante denominado somente UNICHRISTUS, e, de outro,
1) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
2) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
3) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
4) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
5) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
doravante denominado(s) somente AUTOR da OBRA caracterizada como artigo acadêmico, intitulado, têm entre si justo e acertado, na melhor forma de direito, o que se segue:
Ao submeter um artigo à Revista Gestão em Análise - ReGeA, os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC-BY-NC-SA). A licença CC-BY-NC-SA permite que outras pessoas utilizem o trabalho de forma não comercial, desde que atribuam crédito aos autores. Isso inclui a possibilidade de remixar, adaptar e criar novos trabalhos a partir do original.
Os autores concedem à ReGeA o direito de primeira publicação, reconhecendo-a como a editora original do trabalho, dado que isto é importante para a integridade da publicação e para a identificação da fonte inicial. E outorgam à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar a obra das seguintes formas: (1) disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias. (2) divulgar partes e/ou a obra completa com o intuito de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir a obra em qualquer formato, incluindo mídias digitais.
Com essa licença, os autores podem firmar contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositórios institucionais ou como capítulos de livros), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial na ReGeA. Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seu trabalho online após a publicação na revista, uma vez que isso pode ampliar a visibilidade e o impacto da obra.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, ao publicar na ReGeA. Os quais afirmam que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo, o que implica que devem garantir que o trabalho seja original e não infrinja direitos de terceiros. Os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando, assim, os termos e condições dessa licença.
Fortaleza, Ceará, ______________de_________________________ de 20______ .
1) __________________
2) __________________
3) __________________
4) __________________
5) __________________
Pelo Centro Universitário Christus (Unichristus):
__________________















