PRECURSORES ESQUECIDOS DO DIREITO E LITERATURA NOS ESTADOS UNIDOS: A HISTORICIDADE DOS PARADIGMAS DA EPISTEMOLOGIA JURÍDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i31.p75-95.2021

Palavras-chave:

Direito e literatura, Historicidade, Epistemologia Jurídica

Resumo

Objetivo: Buscou-se demonstrar que, ao contrário do que frequentemente se afirma, o tema Direito e Literatura não começa a ser estudado nos Estados Unidos com a publicação de The Legal Imagination(em 1973). Procurou-se demonstrar quais os paradigmas epistemológicos vigentes em determinados períodos nas academias estadunidenses, responsáveis por permitir as aproximações e os distanciamentos entre as duas áreas. Buscou-se problematizar porque alguns autores estadunidenses são mencionados de forma mais recorrentes que outros.

Metodologia: Partiu-se de uma revisão de literatura de textos escritos em língua inglesa e de análises empíricas documentais de diferentes fontes, como livros, artigos, ensaios e textos publicados em sites.

 

Resultados: Foi possível identificar as relações de direito e literatura no início da república estadunidense, importantes para a construção da identidade nacional daquele país; a emergência do positivismo lógico como uma possível justificativa para a cisão entre as duas áreas; e a permanência de autores que, antes do marco inicial de 1973, continuaram a escrever, com origininalidade, sobre esta empreitada interdisciplinar.

 

Contribuições: Levantaram-se problematizações a respeito do esquecimento de determinados autores e autoras da área, o que auxilia na compreensão da historicidade do direito e da literatura, em específico, e da própria epistemologia jurídica, em geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Muniz Oliveira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Doutora em Direito Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Mestra em Teoria e História do Direito pela mesma Universidade. Graduanda em Ciências Sociais. Coordenadora do Contra Legem: Núcleo de Estudos em Epistemologia Jurídica (CNPq/UNIPAMPA). Coordenadora do Projeto de Extensão LivraElas: Feminismos em debate (UNIPAMPA). Dedica-se aos estudos de epistemologia e sociologia da ciência, direito e literatura, crítica feminista do direito, mulheres e trabalho.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

OLIVEIRA, Amanda Muniz. PRECURSORES ESQUECIDOS DO DIREITO E LITERATURA NOS ESTADOS UNIDOS: A HISTORICIDADE DOS PARADIGMAS DA EPISTEMOLOGIA JURÍDICA. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 19, n. 31, p. 75–95, 2021. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v19i31.p75-95.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3424. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais