PUBLICAÇÕES TÉCNICAS PARA A ÁREA DO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v20i34.p228-246.2022

Palavras-chave:

artigo técnico, artigo tecnológico, publicação técnica, direito

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do estudo é apresentar diretrizes que permitam tanto a elaboração quanto a avaliação de artigos de caráter técnico ou tecnológico para a área do Direito.

Abordagem Metodológica: O presente estudo, de natureza qualitativa e prescritiva, é baseado em dados e informações secundárias e documentais.

Relevância: Apesar do caráter aplicado das teorias na ciência jurídica, doutrinas em Direito com acentuado cunho hermenêutico subjetivo, possuem tradicionalmente grande implicações sobre a prática jurídica no cotidiano. A prática, assim, tende a seguir ramos doutrinários com maior aceitação.  Novas abordagens, contudo, têm sido restringidas por causa da baixa familiaridade dos operadores com estruturas de solução mais adequadas à área jurídica.  Apenas muito recentemente, com o advento da Pós-Graduação profissionalizante, as publicações de natureza técnica, que refletem métodos e técnicas mais alinhados com a natureza das intervenções em Direito assumem maior espaço na literatura e precisam de diretrizes que possam ajudar em sua aceitação pela academia e pelos praticantes da área jurídica. 

Principais resultados: Indicam o aumento de publicações desse gênero textual para os pesquisadores e operadores do Direito. Constata-se, em adição, a crescente importância deste tipo de produção intelectual, no sistema de avaliação da PGSS da CAPES. Assim, a análise contextual da produção técnica indica também sua utilidade para os operadores do Direito.  Dessa forma, considerando a confusão conceitual ainda reinante entre artigos científicos e artigos técnicos, sugere-se diretrizes que possam nortear a elaboração da crescente produção técnica na área de Direito. 

Contribuições teóricas/metodológicas: A proposta de um design estrutural para a elaboração de artigos técnicos ou tecnológicos.

Conclusão: Embora a área do Direito utilize esse tipo de publicação, não há diretrizes, oriundas da área técnica do Direito, para a produção de artigos técnicos ou tecnológicos.  Assim, considera-se imperioso a organização de diretrizes que possam apoiar os pesquisadores e profissionais do Direito na elaboração de publicações direcionadas para intervenções em atividades jurídicas, com maior segurança. Dessa forma, julga-se estar contribuindo para a consolidação dos padrões básicos da literatura de caráter técnico em apoio ao exercício profissional mais eficiente dos operadores de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altiéres de Oliveira Silva, Centro Universitário Curitiba / UNICURITIBA, Paraná

Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania (UNICURITIBA). Mestre em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Membro fundador da Assoc. Latino-Americana de Governança (ALAGOV-RGB). Atua como voluntário do grupo de Pesquisa em Governança Pública (Rede Governança Brasil). Editor Executivo dos Periódicos: Revista Jurídica UNICURITIBA (Qualis A1) , Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas; Internext (ESPM) e Revista Contabilidade, Gestão e Governança. Já participou do desenvolvimento e Indexação de periódicos científicos que operam por meio do sistema OJS (Open Journal System). Possui experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases de dados bibliográficas, periódicos eletrônicos , sistemas de editoração eletrônica (SEER), Open Journal Systems (OJS), CrossRef Cited-by Linking, normatização de periódicos científicos, indexação de periódicos, metadados XML e comunicação científica, inserção e configuração do sistema DOI - Digital Object Identifier, visibilidade internacional de periódicos e ferramentas computacionais para identificação de plágio científico (Crosscheck). Adicionalmente, participou no preenchimento do Aplicativo para Proposta de Curso Novo (APCN/CAPES) dos seguintes cursos: Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS), Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (MPA-GSS) e do Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte (MPA/GE). Foi Analista Editorial e participou do desenvolvimento, gestão e, indexação dos periódicos científicos (Open Access): Revista Brasileira de Marketing; Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Revista Ibero-americana de Estratégia e International Journal of Innovation; Revista de Gestão e Projetos; Revista de Gestão em Sistemas de Saúde; PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review e Revista Inovação, Projetos e Tecnologias. Temas de interesse: Decoupling organizacional, Gestão Pública, Governança e Compliance, Gestão de periódicos científicos e Sistema da avaliação Qualis-periódicos (CAPES).

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade de Araraquara, São Paulo

Possui PhD em Administração pela Vanderbilt University, TN (USA), com concentração em Administração de Sistemas de Ciência e Tecnologia. Mestrado em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University, TN (USA), ambos diplomas validados pela USP. Especializações em Gestão da Tecnologia e Cooperação Técnica Internacional pela FEA/USP. Graduado em Direito pela Universidade Nove de Julho. Possui Pós-Doutorado em Administração pela FEA/USP. Visiting Professor na Old Dominion University, VA (USA). Cofundador e Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau (IPTB) e Pro-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau. Cofundador do BLUSOFT - Polo de Software e Alta Tecnologia de Blumenau e seu Diretor de 1994-97. Criador do Programa de Pós-Graduação em Administração Stricto Sensu da Universidade Regional de Blumenau e seu Coordenador de 1995-02. É co-autor de quatro livros, vários capítulos e artigos científicos publicados em âmbito nacional e internacional. Foi professor titular e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE e Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração (DINTER) e de Relações Internacionais do PPGA/UNINOVE (2012-19). Professor do Mestrado Profissional em Educação da UNINOVE (2016-19). Pesquisador e consultor em Administração da Tecnologia, com ênfase em Inovação, Inteligência Competitiva e Empreendedorismo. Advoga pela LCR Advocacia Cível e Empresarial. É Professor (Tecnologia e Inovação em Direito) no Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, da Universidade de Araraquara. Consultor da CAPES na Diretoria de Relações Internacionais.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (Uninove). Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Uninove e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente, é Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (desde maio de 2014), com atuação nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração. É avaliadora Institucional do INEP/MEC. Está como Coordenadora do grupo de pesquisa, criado em 2016, denominado Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSEC), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração da UFSC. É membro da equipe do grupo de pesquisa Gestão Estratégica de Projetos Educacionais, vinculado à Uninove. É membro Fundador e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e Editora Geral na Connection Scientific Journal (CSJ.) Atuou como: a) Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019); b) Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018; c) Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC (2016-2017); d) Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010); e) professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014) e f) Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (Gestão 2013-2015).

Viviane Coelho de Sellos-Knoerr, Centro Universitário Curitiba / UNICURITIBA, Paraná

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). É advogada. Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba / UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra (2015/2016). Tem experiência em: Responsabilidade Social da Empresa. Dignidade da Pessoa Humana. Cidadania. Ética. Interpretação e Aplicação da Constituição. Tutela de Direitos Difusos e Coletivos.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

SILVA, Altiéres de Oliveira; RODRIGUES, Leonel Cezar; MARTINS, Cibele Barsalini; SELLOS-KNOERR, Viviane Coelho de. PUBLICAÇÕES TÉCNICAS PARA A ÁREA DO DIREITO. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 20, n. 34, p. 228–246, 2022. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v20i34.p228-246.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3829. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais