CONFLITOS DE LEIS E JURISDIÇÕES NAS TRANSAÇÕES CELEBRADAS A PARTIR DA BLOCKCHAIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v20i33.p60-82.2022

Palavras-chave:

blockchain, direito internacional privado, peer to peer, jurisdição, conflito de leis

Resumo

Contextualização: A tecnologia conhecida como blockchain permite a celebração de negócios jurídicos internacionais per se, uma vez que seu funcionamento se pauta na lógica descentralizada, na qual seus diferentes “nós” estão distribuídos em computadores de todo o mundo. No entanto, localizar uma transação feita através da blockchain por meio do raciocínio clássico do Direito Internacional Privado é tarefa desafiadora, o que traz questionamentos quanto à forma de solucionar o conflito de leis e jurisdições em relações jurídicas transnacionais.

Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar as dificuldades para identificação da corte competente e do elemento de conexão aplicável aos conflitos internacionais potencialmente emergentes da tecnologia, bem como apontar possíveis caminhos para uma solução.

Metodologia: A pesquisa utiliza-se do método dedutivo; quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica que analisa estudos e artigos científicos sobre o tema.

Resultados: A pesquisa conclui que a aplicação dos critérios clássicos para solucionar os conflitos de leis no espaço na tecnologia requer cuidados específicos e sugere que a própria tecnologia peer to peer pode trazer alternativas viáveis para uma maior segurança jurídica na solução de conflitos emergentes da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Alessandra Hastreiter, CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA - UNICURITBA

Professora de Direito Internacional Público e Privado no Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais. Advogada e Administradora Internacional de Negócios.

Marcia Carla Pereira Ribeiro, Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Federal do Paraná

Professora Titular de Direito Societário na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora Associada de Direito Empresarial na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-doc pela FGVSP, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Pesquisadora Conv.Université de Montréal – CA. Advogada. E-mail: mcarlaribeiro@uol.com.br

Downloads

Publicado

2022-01-12

Edição

Seção

Artigos Originais